Com a nova regulamentação, Decreto-Lei 162/2019 , é possível produzir a sua própria energia com base em fontes renováveis, nomeadamente através de painéis solares fotovoltaicos. Sendo que a grande alteração introduzida foi a simplificação dos processos de licenciamento, sendo praticamente dispensado ou reduzido o processo burocrático para as instalações residenciais (até 30kW).
Outra alteração consiste no facto de ser possível a instalação em associação com vizinhos, sendo o processo de distribuição de energia gerido de forma automática. Assim é possível, mesmo não tendo espaço disponível para a instalação de painéis solares, beneficiar da produção de energia solar, se o seu ou seus vizinhos tenham essa disponibilidade.
Também a produção de energia com painéis solares, em condomínios, e parques industriais passou a ser mais facilmente implementável, sendo possível a instalação se sistemas de produção de autoconsumo coletivo, sem necessidade de passagem de cabos elétricos entre o ponto de produção e pontos de consumos. Sendo a gestão realizada através de contadores “inteligentes”.
Aveiro, GreenPower, Maio 2020, info@greenpower.pt