Sistemas de Produção de Energia Solar Fotovoltáica

Painéis Solares para Autoconsumo com Acumulação

Com painéis solares pode, se pretender maior autonomia da rede elétrica, acumular energia e usa-la quando não há sol!
Fonte: Victron SACA1

Os painéis solares produzem eletricidade que é consumida instantaneamente e pode igualmente armazenar o excedente da eletricidade produzida em baterias de iões de lítio, sendo a energia acumulada consumida nos períodos em que os painéis solares não produzem electricidade.

Se já tem painéis solares numa microgeração que terminou o contrato ou está a terminar e quer colocar baterias para autoconsumo!

Se já tem painéis solares uma instalação de microgeração, ou microprodução que terminou o contrato ou pretende agora usar a energia para consumo próprio, tem duas alternativas. Pode fazer a ligação direta na instalação de consumo, contudo neste caso poderá estar a desperdiçar uma boa parte da energia produzida pelos painéis solares. Uma vez que na maioria das residências o consumo não coincide com a produção. Por outro lado a maioria das instalações de microgeração possuem uma potência instalada de painéis solares fotovoltaicos, de alguma forma elevada para autoconsumo. 

Pode escolher vender a eletricidade produzida pela UPAC excedente a um comercializador. Se pretende saber como pode fazer a venda de excedentes, veja o nosso artigo sobre o assunto. 

Como alternativa pode acumular a energia produzida, pelos painéis solares fotovoltaicos, em baterias de modo a que seja consumida igualmente nos momentos em que não há produção, nomeadamente à noite. Para fazer acumulação de uma UPAC, será necessário adicionar um inversor hibrido.

O que é necessário para esta solução:

– Inversor Hibrido

– Baterias adequadas à produção dos painéis solares fotovoltaicos e consumo da instalação

Se pretende receber mais informações é importante, para poder dar a melhor solução, que nos indique como é constituída a atual microgeração, isto é quantos painéis fotovoltaicos, a potência de cada um, se possível marca e modelo, marca e modelo do inversor e se a instalação de consumo é monofásica ou trifásica. 

Esquema  – SL1 – Fonte inversores Sofar Solar

Uma vantagem adicional deste sistema é ainda a possibilidade de ter energia electrica, mesmo quando se verifica uma falha de energia da rede publica. (Este assunto deve ser precedido de um sistema de segurança). 

Estamos localizados no centro de Aveiro, faça-nos uma visita.