Painéis solares para Produção de Energia Solar Fotovoltaica

Autoconsumo Coletivo com Painéis Solares

Painéis solares produzem eletricidade para vários autoconsumidores

Desde de 1 de janeiro de 2020, que é possível aos condomínios  instalarem painéis solares e produzir eletricidade para autoconsumo. Neste caso os beneficiários, além das partes comuns, são cada um dos condóminos aderentes. Pois, passou a ser possível partilhar e até vender os excedentes a um comercializador. Os membros, podem organizar-se numa comunidade de energia ou num autoconsumo coletivo.

Todos ou parte dos condóminos juntam-se para instalar painéis solares e colocar uma unidade de produção de energia coletiva. Cada um dos participantes, irá beneficiar, de uma redução da fatura de eletricidade.  

Em suma o beneficio que é atribuído a cada membro depende do que seja acordado no regulamento interno. No regulamento interno deverá ser obrigatoriamente referenciado além da chave de partição a forma como será gerida a entrada e saída de membros.

Uma UPAC coletiva e uma CER são semelhantes contudo, a principal diferença entre uma UPAC coletiva e  comunidades de energia CER é o fato destas ultimas se organizam-se, sob a forma de entidades jurídicas (cooperativas, sociedades ou associação), as quais são participadas pelos autoconsumidores e onde também podem participar outras entidades envolvidas no autoconsumo (promotores, instituições e parceiros tecnológicos).

Exemplo Concreto Explicativo

Estamos localizados em Aveiro, faça nos uma visita estamos prontos para ajudar.

esquema-CER

Ao lado está um exemplo de funcionamento de uma CER Comunidade de Energia Renovável, o esquema é igualmente válido para uma UPAC coletiva. No esquema estão representados os fluxos de energia e fluxos de informação.