Painéis solares para Produção de Energia Solar Fotovoltaica

Autoconsumo em Condomínios UPAC Coletiva com Painéis Solares

Painéis solares para reduzir as despesas de condomínio, rentabilizando a cobertura do edifício a favor das frações aderentes!

Os painéis solares, são ligados à coluna montante do edifício. Cada condómino aderente, irá beneficiar da redução na fatura do valor proporcional ao valor acordado no regulamento interno. 

A energia produzida pelos painéis solares que serve para reduzir a fatura elétrica de cada fração, sem necessidade de obras ou instalação no interior da fração.  

É um processo muito simples. É necessário criar um regulamento interno onde deve constar a forma com é repartida a energia produzida. Para além da chave de partição, no regulamento interno deve ainda ser indicada a forma como podem entrar e sair novos membros, da UPAC coletiva.

Uma proposta de atribuição simplificada, quando o investimento é realizados por cada um dos membros, é atribuir o valor do beneficio da energia produzida pelos painéis solares de cada fração em função da proporção do investimento realizado. Se o investimento for realizado pelo condomínio, nesse caso o benefício pode ser atribuído em função da permilagem.

O processo de apuramento do beneficio é realizado com a contagem dos saldos em períodos de 15 minutos, ou seja corresponde a um net metering de 15 minutos. A contabilização da eletricidade é um processo digital por conta da E-Redes. Para essa contagem é obrigatório que os condóminos tenham contadores inteligentes. Para os membros aderentes à UPAC coletiva não tiverem contadores inteligentes, a E-redes irá trocar o contador ou proceder à parametrização do mesmo.

Para um edifício é possível instalar uma unidade de autoconsumo apenas para as partes comuns, mas neste caso apenas se pode aproveitar a energia produzida no consumo das partes comuns do edifício. Por outro lado, uma UPAC Coletiva que inclua as para as partes comuns do edifício e frações habitacionais e serviços, é a melhor opção, na medida em que desta forma se reduzem os excedentes de energia.

Para mais informações pode consultar alguns artigos que temos sobre o assunto:

Autoconsumo Coletivo

Posso colocar painéis solares em apartamentos ?

Há 3 possíveis configurações de UPAC condomínios

UPAC – Condomínios e Serviços Comuns – UPAC 1

UPAC – Condomínios e Serviços Comuns – UPAC 2

 UPAC – Condomínios e Serviços Comuns – UPAC 3

Fonte: ERSE – Entidade Reguladora de Serviços Energéticos