Sistemas de Produção de Energia Solar Fotovoltáica

Painéis Solares para Moradias Isoladas

Se no local de consumo, não existe rede elétrica os painéis solares podem ser a solução!

Com a redução dos custos dos painéis solares fotovoltaicos, esta forma de produção de energia eléctrica, é hoje uma forma competitiva, sendo possível obter uma boa capacidade de acumulação e um custo de produção abaixo de outras formas, tais como utilização de geradores, etc. Por este motivo vem crescendo a utilização de painéis solares, com acumulação para sistemas isolados e sistemas de backup.

Além da redução de custos, a segurança é outro factor que permite mudou muito com as baterias de LiPeFO4, uma vez que não muito mais seguras, com as baterias ácido, gel e mesmo de iões de lítio. Finalmente outro factor, consiste baixa manutenção e elevado numero de ciclos de carga e descarga desta tecnologia.

Os elementos, que compõem este tipo de sistemas, são os seguintes:

  1. Painéis Solares – Fazem a captação e transformação de energia solar em energia elétrica de corrente contínua;
  2. Regulador/Carregador – Recebe a eletricidade dos painéis solares faz a carga dessa energia nas baterias;
  3. Inversor – Transforma a energia de corrente continua armazena nas baterias, em corrente alternada, em função das necessidades de consumos;

É ainda, muito frequente a utilização de equipamentos híbridos, sendo que agregam as unidades de carga, regulação de carga e inversor, numa só unidade, muitos incluem a possibilidade de receber energia de outras fontes, como sejam geradores.

Fonte: SMA

Estes sistemas, devem ser projetados e dimensionados tendo em conta, os seguintes fatores:

  • Autonomia do Sistema – Determina a quantidade de energia que é necessária acumular (kWh), que por conseguinte irá corresponder uma maior ou menor quantidade de baterias;
  • Potência Pico – Determina as características do inversor e capacidade de descarga das baterias;

Por este motivo, qualquer sistema isolado, deve ser objeto de uma análise e estudo prévio de modo a garantir um bom funcionamento, que garanta o objetivo pretendido sem custos desnecessários.