Baterias Solares

A instalação de baterias solares para acumulação da energia não consumida é uma boa opção? Quais são as alternativas disponíveis?

No momento de optar por um sistema de autoconsumo, deve ser tido em conta que o nível de poupança do consumo da eletricidade da rede publica não depende da maior ou menor capacidade de produção do sistema fotovoltaico. Na verdade depende essencialmente da adequação do perfil de consumo ao perfil de produção. Uma vez que o perfil de produção depende do sol e tem um perfil previsível, de forma a maximizar o aproveitamento da energia produzida o ideal é concentrar os consumos dentro das horas de produção cujo máximo decorre entre as 10:00 e as 16:00 horas. Mas nem sempre é possível conjugar todos os equipamentos a funcionar neste período seja por não serem necessários neste intervalo horário ou porque seria exigível uma potência extraordinariamente elevada.

Neste caso a alternativa é a instalação de baterias para acumular a energia produzida que não é consumida instantaneamente. Para isso é necessário considerar um inversor hibrido. Os inversores híbridos fazem a medição do consumo da instalação em cada momento e decidem qual o caminho a dar à energia produzida. Se num momento há consumo e há produção é dada prioridade à utilização da energia solar no consumo da instalação. Se há consumo e não há produção mas há energia acumulada é consumida a energia acumulada. Estes cenários podem ser estabelecidos em função das necessidades especificas e características de cada habitação.

Um fator importante a ter em conta na escolha do inversor é a sua compatibilidade com as baterias existentes no mercado. Pode acontecer que o investimento numa solução mais económica do inversor se revele a solução mais onerosa no momento da escolha das baterias.

M

Para mais informações, estamos disponíveis por e-mail, telefone ou formulário de contacto.

Março de 2022, Greenpower Leiria

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade.