Uma boa forma de reduzir os excedentes de eletricidade, que vão para a rede elétrica e cujo valor de cada kWh recebido é relativamente baixo, pode ser o carregamento do um carro elétrico.
Se tiver a garantia que consegue carregar o seu carro sempre durante o dia, poderá mesmo ser viável a instalação de uma solução dedicada a este fim. Comparando com uma UPAC para autoconsumo residencial que tipicamente tem uma potência entre 1,7 e 2 kWp. Se tiver a possibilidade de carregar durante do o dia e nas horas de pico, pode considerar-se um sistema com uma potência equivalente à potência de carga da bateria do veículo. No caso de carregamento monofásico consideramos um valor de referência até 3,9kWp (acima de 4kW é obrigatório adicionar um contador de produção). Para uma instalação trifásica, nesse caso 10kWp pode ser uma boa opção na medida em fica ligeiramente abaixo de 11kW potência de carga em regime triásico.
Desde que a potência de instalação seja inferior a 3,7kW (monofásico) ou 11kW (trifásico) tem a garantia de que toda a energia produzia é consumida e sabe que pelo menos uma parte da energia com que circula na sua viatura é energia solar.
Aveiro, GreenPower, janeiro 2022, info@greenpower.pt