No projeto de dimensionamento de uma UPAC, deverá há interesse em minimizar a quantidade de excedentes da UPAC. Isto porque a energia produzida pelos painéis solares fotovoltaicos não é constante ao longo do ano nem ao longo do dia. Assim além dos excedentes inevitáveis decorrentes dos dias de inatividade da empresa, quando não opera em continuo, (fins de semana 28%, feriados, férias), existem ainda excedentes de sobredimensionamento da instalação, que em determinados períodos não consegue absorver a todas energia produzida pelos painéis solares fotovoltaicos. É por isso importante um estudo de dimensionamento, que permita otimizar o nível de excedentes no verão com uma intensidade mínima no inverno. Neste equilíbrio existem muitas outra variáveis, como sejam a inclinação e orientação dos painéis solares fotovoltaicos, a tarifa de consumo por períodos do dia, tarifa de venda de excedentes da UPAC e custo de instalação e correspondente custo LCOE.
Em todo o caso, o ponto de partida é o conhecimento da instalação de consumo do cliente. Para isso é indispensável ter acesso ao diagrama de cargas da instalação de consumo, seja pela instalação de um medidor de energia ou caso exista acesso através da e-redes.
O acesso ao diagrama de cargas através do portal da E-redes, é muito simples e gratuito. No vídeo seguinte é descrita a forma de aceder à informação essencial ao planeamento de uma UPAC.
Greenpower, Aveiro, Novembro 2021