Para empresas, o investimento em paineis solares é uma opção importante, pois pode permitir o acesso a uma redução significativa dos custos energéticos. A poupança pode ser tanto mais significativa quanto o facto de que para tarifas tri-horárias, o valor chega a ser superior a 0,28€/kWh. Com esta tarifa um sistema de fotovoltaico de autoconsumo tem um payback de pouco mais de 3 anos.
Contratos ou Acordos PPA
Um é um contrato para o fornecimento de energia elétrica a partir de uma instalação de paineis solares fotovoltaicos montada nas instalações do cliente e conectada à sua rede interior. O parceiro energético realiza o investimento, projeta, monta, opera e mantém a instalação. A energia gerada pelos painéis solares é energia que o cliente deixa de consumir da rede e o parceiro energético a fornece a energia solar um preço mais competitivo. Quando o PPA finaliza (8-15 anos), a energia gerada por esses painéis passa a ser gratuita e a instalação passa a ser propriedade do cliente.
Rentabilidade
Sem necessidade de investimento inicial, o próprio consumo de energia paga o sistema. No final do contrato, passa a ter energia gratuita. Não há investimento, e no final do contrato é possível gerar energia (receita), durante mais de 30 anos. Cada mês que passa lembre-se que poderia estar a investir no futuro. Os painéis solares, possuem garantia de performance o que torna esta opção sem risco,
Estabilidade de Custos Energéticos
Especialmente para empresas, nas quais os custos energéticos sejam um parte significativa da estrutura de custos. Com a energia solar é possível estabelecer simulações de cenários provisionais sem depender das flutuações da energia baseada em combustíveis fosseis. Os painéis solares apenas dependem do sol para produzir energia e amanhã como todos os dias lá estará pronto para produzir.
Redução de Custo
Logo que os paineis solares estejam ligados, após a entrada em funcionamento, a empresa passa a beneficiar imediatamente de uma redução dos custos de energia.
Investimento Sem Riscos
Apesar dos paneis solares, serem muito resistentes e praticamente dispensarem manutenção ou não sofrerem avarias. Depois do arranque de um sistema solar, há sempre a possibilidade de surgirem problemas, tais como danos acidentais, danos provocados por tempestades, avarias, etc..que podem traduzir-se em períodos de inatividade.
Com um PPA (ao contrario de um leasing), se o sistema não está a produzir, não há nenhum custo.
Rácios Financeiros
Um acordo PPA, ao contrario de um financiamento bancário, ou leasing, em termos de balanço da empresa, não aumenta o endividamento da empresa. Pois trata-se apenas de uma acordo de fornecimento de energia. O que permite utilizar o cash flow, ou aceder a financiamento disponível para investimento em áreas produtivas
Ambiente e sustentabilidade
A instalação de paineis solares, com fonte de produção de energia renovável é também uma questão ambiental, nomeadamente o custo das emissões de carbono, é algo a ter em conta, especialmente quando em termos de eficiência de processos produtivos, já se verifique uma reduzida margem para introduzir melhorias de eficiência. O efeito das emissões de carbono é de tal forma relevante que pode inclusivamente limitar a capacidade de crescimento da empresa
Aveiro, greenpower, Maio 2020, info@greenpower.pt