A resistência ao granizo, não será provavelmente a primeira característica que irá procurar no datasheet dos painéis solares, que pensa adquirir. Contudo atendendo ao facto dos painéis solares, serem revestidos a vidro temperado na parte da frente dos painéis, a preocupação com o granizo é uma preocupação referenciada por muitos clientes.
A resistência ao granizo é um parâmetro testado e indicado nas características dos painéis solares, e de facto não é igual para todos. Existe uma certificação internacional que estabelece um standard base, mas muitas marcas, ultrapassam esses standards oferecendo uma maior segurança. Restara à cliente fazer a escolha em função do que considera mais relevante.
Para o mercado europeu, os painéis solares fotovoltaicos, devem obrigatoriamente seguir a certificação internacional IEC 61215. Segundo esta certificação os painéis solares testados são sujeitos à projeção de bolas de gelo de diversos tamanhos e velocidades, sobre o vidro temperado. Os paneis devem suportar bolas de granizo com tamanho de 25mm a uma velocidade de 82km/h, que corresponde à velocidade equivalente a um ciclone tropical de primeira categoria.
Outras marcas de painéis solares, propõem uma resistência alem dos standards da certificação IEC 61215, garantindo a resistência a bolas de 35mm (tamanho de uma bola de golf) projetadas a uma velocidade de 100km/h, superior à sua velocidade terminal. Outras marcas ainda, apresentam para a mesma velociade standard da certificação IEC 61215, um diametro superior 45mm.
Embora seja possível que um painel solar fique danificado por ação de granizo, é um evento muito pouco provável, uma vez que são projetados para serem sujeitos a condições extremas.
Aveiro, Greenpower, Junho 2020, info@greenpower.pt