Painel solar fotovoltaico ou painel solar térmico?

Para sistemas domésticos, é neste momento mais vantajoso a instalação de painéis solares fotovoltaicos. São várias as vantagens, dos sistemas de autoconsumo de painéis solares fotovoltaicos para a produção de electricidade. Neste caso a electricidade gerada é utilizada num acumulador eléctrico ou bomba de calor, para produzir agua quente sanitária (AQS).

Algumas das vantagens são as seguintes:

Custos de Manutenção

Os paneis fotovoltaicos, não tem praticamente custos de manutenção preventiva, em contrapartida aos equipamentos solares térmicos, é necessário pelo menos uma intervenção anual, para verificar quantidade de anticongelante e pontos de corrosão.

Vida Útil dos Equipamentos

A produção de energia, pelos painéis solares ou térmico, depende apenas do sol, sendo a essa energia gratuita. Contudo deve considerar-se o investimento inicial, este deverá ser dividido por toda a energia produzida ao longo do tempo de vida útil dos painéis. Deste modo obtém-se o valor real da energia.

Os painéis solares fotovoltaicos, produzem com garantia de performance de 80% até 30 anos, enquanto os painéis solares térmicos, possuem uma vida útil mais limitada. Logo a energia globalmente produzida pelos painéis solares fotovoltaicos é superior.

Probabilidade de Avaria dos Equipamentos

A probabilidade de avaria de um painel solar fotovoltaico ou de componente de um sistema de autoconsumo é muito reduzida. Pelo contrário dos os painéis solares, e restantes componentes, como sejam válvulas, bomba circuladora, purgadores de ar, vaso de expansão, os próprios coletores solares, são sujeitos a deteriorarem-se e sofrerem avarias. Assim os painéis solares térmicos, tem um custo em reparações superiores, e maiores tempos de inoperacionalidade.

Tempos de Inoperacionalidade dos Sistemas

Os painéis solares térmicos, seja por avarias, ou mesmo pelo facto de poderem vaporizar no verão, por excesso de temperatura, estão durante mais tempo inoperacionais. Durante estes períodos a AQS tem de ser produzida por um meio de apoio complementar, seja eletricidade, gás ou outro combustível, o que reduz a sua eficiência.

Desperdício Energético

Após ter sido atingida a temperatura desejada no acumulador de AQS, todas a energia produzida pelos painéis solares térmicos é desperdiçada, não havendo nenhuma aplicação para a energia. Em contrapartida os painéis solares fotovoltaicos produzem eletricidade, que pode ser utilizada para qualquer outra finalidade alem do aquecimento de agua, seja na climatização ou nos restantes equipamentos domésticos.

Custo da Energia Solar = (Energia Produzia na Vida Útil dos Equipamentos)/ (Total de Custos)

Em que o Total de Custos, corresponde à soma das seguintes parcelas:

– Custo de Aquisição

– Custos de Manutenção Preventiva

– Custos de Reparação

– Custo de Inatividade

Alem das vantagens referidas, de seguida apresentamos de forma resumida uma comparação entre as duas opções, em termos de equivalência energética:

Considerando, uma casa de 4 pessoas, as necessidade de AQS correspondem a cerca de 3600kWh/Ano.

Solução Solar Térmica

O aporte energético pode ser conseguido com um sistema de circulação forçada de 5m2 e um acumulador de 300 Litros.

Solução Solar Fotovoltaico

A mesma, energia é conseguida com uma potencia instalada em painéis solares fotovoltaicos de 2450Wp.


Apenas considerando o investimento inicial, o custo da solução de autoconsumo é mais económica.

Se alem disso considerarmos todas as variáveis, o custo da energia solar térmica é bastante superior.

Apenas haverá, na minha opinião uma desvantagem do sistema fotovoltaico, que corresponde ao facto de necessitar de uma área maior.

Aveiro, Greenpower, Junho 2020, info@greenpower.pt

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade.