A quantidade de eletricidade produzida depende de vários fatores que vamos analisar de forma sucinta.
A eletricidade depende antes de mais da potência instalada, que se mede em Wp. Em termos médios é possível estimar para Portugal que a quantidade de energia produzida varia entre 1,35 a 1,5 vezes a potência instalada, dependendo da zona do pais.
Além a potencia instalada, outro fator a ter em conta é a existência de sombreamento em determinadas partes do dia.
Um dos fatores a ter em conta é a orientação a Sul, que dentro de uma pequena variação apenas determina uma deslocação da produção para a manhã ou tarde, mas que se for superior a 40º já poderá significar uma redução de produção significativa.
Finalmente a inclinação também influencia a energia produzida, contudo verifica-se pouca variação, influenciando mais distribuição da energia entre o inverno e verão.
Sendo a quantidade de eletricidade produzida muito importante, ainda mais importante atendendo ao regulamento do autoconsumo é saber qual a parcela de eletricidade é aproveitada do total da eletricidade produzida.
Seguem um exemplo real em que é possível observar a produção e o aproveitamento que é possível conseguir em função do consumo. É esta parcela que irá condicionar de forma decisiva o nível de poupança. Os exemplos refletem duas situações uma delas com um dia típico de sol e um dia de chuva.
Produção de sistema UPAC 2,2kWp num dia de Sol
Produção de sistema UPAC 2,2kWp num dia de chuva
A022, www.greenpower.pt Viseu